204

Baixos níveis de Coenzima Q10 podem destruir a sua saúde!

A Coenzima Q10, também conhecida como CoQ10, é um composto que ajuda a produzir energia nas suas células.

O seu corpo produz CoQ10 naturalmente, mas a sua produção tende a diminuir com a idade. Felizmente, também se pode obter CoQ10 através de suplementos ou alimentos.

Condições de saúde como doenças cardíacas, distúrbios cerebrais, diabetes e cancro têm sido associadas a baixos níveis de CoQ10 (1).

Não é claro se os baixos níveis de CoQ10 causam estas doenças ou se são o resultado delas.

Uma coisa é certa: a investigação tem revelado a ampla gama de benefícios da CoQ10 em termos de saúde.

Eis tudo o que precisa de saber sobre a Coenzima Q10.

O que é a Coenzima Q10?

CoQ10 é um composto feito pelo seu corpo e armazenado nas mitocôndrias das suas células (2).

As mitocôndrias são as responsáveis pela produção de energia. Elas também protegem as células dos danos oxidativos e bactérias ou vírus causadores de doenças (3).

A produção de CoQ10 diminui à medida que envelhece. Assim, as pessoas mais velhas parecem ser deficientes neste composto.

Algumas outras causas de deficiência de CoQ10 que podem estar a destruir a sua saúde, incluem (2, 4):

  • Deficiências nutricionais, tais como deficiência de vitamina B6
  • Defeitos genéticos na síntese ou utilização da CoQ10
  • Aumento das exigências dos tecidos em consequência de doenças
  • Doenças mitocondriais
  • Stress oxidativo devido ao envelhecimento
  • Efeitos secundários dos tratamentos com estatinas
  • A investigação demonstrou que a CoQ10 desempenha vários papéis-chave no seu corpo.

Uma das suas principais funções é ajudar a gerar energia nas suas células. Está envolvida na produção de trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvida na transferência de energia dentro das células (2).

A sua outra função crucial é servir como antioxidante e proteger as células de danos oxidativos (2, 5).

Quantidades excessivas de radicais livres levam a danos oxidativos, que podem interferir com o funcionamento regular das células. Sabe-se que isto causa muitas condições de saúde (6).

Dado que o ATP é utilizado para realizar todas as funções do organismo e os danos oxidativos são destrutivos para as células, não é surpreendente que algumas doenças crónicas tenham sido associadas a baixos níveis de CoQ10 (5).

A CoQ10 está presente em todas as células do seu corpo. No entanto, as maiores concentrações são encontradas nos órgãos com maiores exigências energéticas, tais como o coração, rins, pulmões e fígado (7).

Segue-se uma lista dos 9 principais benefícios da Coenzima Q10.

Pode Ajudar no Tratamento da Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca é frequentemente uma consequência de outras doenças cardíacas, tais como doença arterial coronária ou tensão arterial elevada (8).

Estas condições podem levar ao aumento de danos oxidativos e inflamação das veias e artérias (8, 9).

A insuficiência cardíaca ocorre quando estes problemas afectam o coração ao ponto de este ser incapaz de se contrair, relaxar ou bombear sangue regularmente através do corpo (8).

Para piorar a situação, alguns tratamentos para a insuficiência cardíaca têm efeitos secundários indesejáveis, como a tensão arterial baixa, enquanto outros poderiam reduzir ainda mais os níveis de CoQ10 (10).

Num estudo realizado com 420 pessoas com insuficiência cardíaca, o tratamento com CoQ10 durante dois anos melhorou os seus sintomas e reduziu o risco de morrer de problemas cardíacos (11).

Além disso, outro estudo tratou 641 pessoas com CoQ10 ou um placebo durante um ano. No final do estudo, as pessoas do grupo CoQ10 tinham sido hospitalizadas com menos frequência por agravamento da insuficiência cardíaca e tinham menos complicações graves (12).

Parece que o tratamento com CoQ10 poderia ajudar a restaurar os níveis ideais de produção de energia, reduzir os danos oxidativos e melhorar a função cardíaca, o que pode ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca (8).

Pode ajudar com a fertilidade


A fertilidade feminina diminui com a idade devido a uma diminuição do número e da qualidade dos ovos disponíveis.

A CoQ10 está directamente envolvida neste processo. À medida que envelhece, a produção de CoQ10 abranda, tornando o organismo menos eficaz na protecção dos ovos contra danos oxidativos (13).

A complementação com a CoQ10 parece ajudar e pode mesmo inverter este declínio na qualidade e quantidade de ovos relacionado com a idade.

Do mesmo modo, o esperma masculino é susceptível aos efeitos dos danos oxidativos, que podem resultar numa contagem reduzida de espermatozóides, má qualidade do esperma e infertilidade (14, 15).

Vários estudos concluíram que o suplemento com CoQ10 pode melhorar a qualidade, actividade e concentração do esperma, aumentando a protecção antioxidante (15, 16).

Pode ajudar a manter a sua pele jovem


A sua pele é o maior órgão do seu corpo, e está amplamente exposta a agentes nocivos que contribuem para o envelhecimento.

Estes agentes podem ser internos ou externos. Alguns factores prejudiciais internos incluem os danos celulares e os desequilíbrios hormonais. Os factores externos incluem agentes ambientais, tais como os raios UV (17).

Os elementos nocivos podem levar à redução da hidratação da pele e à protecção contra os agressores ambientais, bem como ao desbaste das camadas da pele (17, 18).

A aplicação de CoQ10 directamente na pele pode reduzir os danos causados pelos agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células cutâneas e promovendo a protecção antioxidante (19).

De facto, a CoQ10 aplicada directamente na pele demonstrou reduzir os danos oxidativos causados pelos raios UV e até diminuir a profundidade das rugas (20).

Finalmente, as pessoas com baixos níveis de CoQ10 parecem ser mais propensas a desenvolver cancro de pele (21).

Pode Reduzir as Dores de Cabeça


Uma função mitocondrial anormal pode levar a uma maior absorção de cálcio pelas células, à produção excessiva de radicais livres e a uma diminuição da protecção antioxidante. Isto pode resultar em baixa energia nas células cerebrais e mesmo enxaquecas (22).

Dado que a CoQ10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, está demonstrado que melhora a função mitocondrial e ajuda a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante as enxaquecas (23).

De facto, um estudo mostrou que o suplemento com CoQ10 era três vezes mais provável que um placebo para reduzir o número de enxaquecas em 42 pessoas (24).

Adicionalmente, foi observada uma deficiência de CoQ10 em pessoas que sofrem de enxaquecas.

Um estudo maior mostrou que 1.550 pessoas com níveis baixos de CoQ10 tiveram menos dores de cabeça e menos graves após tratamento com CoQ10 (25).

Além disso, parece que a CoQ10 não só ajuda a tratar as enxaquecas como também as pode prevenir (26).

Pode melhorar o seu desempenho do exercício


O stress oxidativo pode afectar a função muscular e, consequentemente, o desempenho no exercício (27).

Do mesmo modo, a função mitocondrial anormal pode reduzir a energia muscular, dificultando a contracção eficiente dos músculos e a manutenção do exercício (28, 29).

A CoQ10 pode ajudar no desempenho do exercício diminuindo o stress oxidativo nas células e melhorando as funções mitocondriais (30).

De facto, um estudo investigou os efeitos da CoQ10 na actividade física. Os suplementos com 1.200 mg de CoQ10 por dia durante 60 dias mostraram uma diminuição do stress oxidativo (31).

Além disso, a suplementação com coenzima Q10 pode ajudar a aumentar a potência durante o exercício e reduzir a fadiga, o que pode melhorar o desempenho do exercício (32, 33, 34).

Pode ajudar com a Diabetes


O stress oxidativo pode induzir danos celulares. Isto pode resultar em doenças metabólicas como a diabetes (35).

A função mitocondrial anormal também tem estado ligada à resistência à insulina (35).

A CoQ10 demonstrou melhorar a sensibilidade insulínica e regular os níveis de açúcar no sangue (36).

O suplemento com CoQ10 pode também ajudar a aumentar as concentrações de CoQ10 no sangue até três vezes nas pessoas com diabetes que normalmente apresentam níveis baixos deste composto (37, 38).

Além disso, um estudo teve pessoas com suplemento de diabetes tipo 2 com CoQ10 durante 12 semanas. Ao fazê-lo reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em jejum e de hemoglobina A1C, que é a média dos níveis de açúcar no sangue nos últimos dois a três meses (39).

Finalmente, a Coenzima Q10 pode ajudar a prevenir a diabetes, estimulando a decomposição das gorduras e reduzindo a acumulação de células gordas que podem levar à obesidade ou à diabetes tipo 2 (40).

Pode desempenhar um papel na prevenção do cancro


O stress oxidativo é conhecido por causar danos celulares e afectar a sua função (41).

Se o seu corpo é incapaz de combater eficazmente os danos oxidativos, a estrutura das suas células pode ficar danificada, aumentando possivelmente o risco de cancro (41, 42).

A Coenzima Q10 pode proteger as células do stress oxidativo e promover a produção de energia celular, promovendo a sua saúde e sobrevivência (42, 43).

É interessante notar que os pacientes com cancro demonstraram ter níveis mais baixos de CoQ10.

Baixos níveis de CoQ10 têm sido associados a um risco de cancro até 53,3% mais elevado e indicam um mau prognóstico para vários tipos de cancro (43, 44, 45).

Além disso, um estudo também sugeriu que a complementação com CoQ10 pode ajudar a reduzir a probabilidade de recorrência do cancro (46).

É Bom para o Cérebro


As Mitocôndrias são os principais geradores de energia das células cerebrais.

A função mitocondrial tende a diminuir com a idade. A disfunção mitocondrial total pode levar à morte de células cerebrais e a doenças como Alzheimer e Parkinson (47).

Infelizmente, o cérebro é muito susceptível a danos oxidativos devido ao seu elevado teor de ácidos gordos e à sua elevada procura de oxigénio.

Estes danos oxidativos aumentam a produção de compostos nocivos que podem afectar a memória, a cognição e as funções físicas (48, 49).

A CoQ10 pode reduzir estes compostos nocivos, possivelmente retardando a progressão da doença de Alzheimer e Parkinson (50, 51).

CoQ10 Pode Proteger os Pulmões


De todos os seus órgãos, os pulmões são os que têm mais contacto com o oxigénio. Isto torna-os muito susceptíveis a danos oxidativos.

O aumento dos danos oxidativos nos pulmões e uma fraca protecção antioxidante, incluindo níveis baixos de CoQ10, podem resultar em doenças pulmonares como a asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) (52).

Além disso, foi demonstrado que as pessoas que sofrem destas condições apresentam níveis mais baixos de CoQ10 (53, 54).

Um estudo demonstrou que a complementação com CoQ10 reduziu a inflamação em indivíduos que tinham asma, bem como a sua necessidade de medicamentos esteróides para a tratar (55).

Outro estudo mostrou melhorias no desempenho do exercício naqueles que sofrem de DPOC. Isto foi observado através de uma melhor oxigenação dos tecidos e da frequência cardíaca após a suplementação com CoQ10 (56).

A nossa conclusão

A Coenzima Q10 é um composto lipossolúvel, semelhante a uma vitamina, que parece ter muitos benefícios para a saúde.

Está envolvido na produção de energia celular e serve como um antioxidante.

Estas propriedades tornam-na útil na preservação das células e na prevenção e tratamento de algumas doenças crónicas.

A Coenzima Q10 tem demonstrado ajudar a melhorar a saúde cardíaca e a regulação do açúcar no sangue, ajudar na prevenção e tratamento do cancro e reduzir a frequência das enxaquecas.

Pode também reduzir os danos oxidativos que conduzem à fadiga muscular, lesões cutâneas e doenças cerebrais e pulmonares.

A Coenzima Q10 pode ser encontrada como um suplemento que parece ser bem tolerado. Além disso, é encontrada em alguns alimentos como órgãos animais, vegetais e leguminosas.

Uma vez que a produção de Coenzima Q10 diminui com a idade, os adultos de todas as idades poderiam beneficiar de uma maior quantidade.

Quer consuma mais alimentos com um elevado teor de Coenzima Q10 ou tome suplementos, a Coenzima Q10 pode beneficiar a sua saúde.

Suplemento recomendado

Fontes i2

A i2 Nutrition destingue-se por corroborar toda a informação que disponibilizamos aos visitantes do nosso website, as fontes ciêntificas fidedignas utilizadas neste artigo são:

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, Artigo original Healthline.

Quer acrescentar algo a este artigo? Escrever para a i2? Envie-nos um email através do nosso formulário de contacto.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Faça um comentário