Reforce o seu sistema imunitário com Própolis verde
O própolis verde é uma das variantes mais raras deste complexo de resinas produzido pelas abelhas. É resultante da mistura das enzimas salivares das abelhas com a resina recolhido do Baccharis dracunculifolia.
Esta planta é encontrada apenas no cerrado brasileiro. O que torna o produto dela resultante, o própolis verde, tão exclusivo e difícil de obter.
Como as abelhas usam o própolis verde para se protegerem
As abelhas também têm consciência da importância da limpeza e desinfeção para prevenir contaminações, germes e vírus na colmeia.
Por isso, usam o própolis como meio de desinfeção e proteção. Podendo ser inclusivamente usado para cobrir a carcaça de invasores mortos no interior da colmeia, impedindo que doenças se espalhem como resultado do processo de putrefação.
Fica assim evidente que o própolis tem propriedades antibacterianas e antivirais eficazes, com capacidade de proteger as abelhas.
A relação do própolis verde com um sistema imunitário forte?
Mas será que os humanos poderão usufruir dos mesmos benefícios, reforçando as suas defesas e sistema imunitário, capacitando-o para lidar com melhor sucesso com as bactérias e vírus que nos rodeiam?
Para entender como podemos ser beneficiados pelas propriedades protetoras e defensoras do própolis verde, vamos analisar alguns dos seus compostos e como estes poderão ter um efeito positivo no nosso sistema imunitário.
Zinco.
Necessário para o desenvolvimento de células imunitárias e habilita o corpo a responder eficazmente contra inflamações. Inclusive, diversos estudos mostram que suplementos contendo zinco poderão ajudar a proteger e reforçar o sistema para lidar com infeções do trato respiratório, como a gripe.
Vitamina C.
Provavelmente o composto natural mais popular usado na prevenção contra infeções devido ao seu importante papel no reforço do sistema imunitário. Entre outras coisas, a Vitamina C funciona como um poderoso antioxidante, aliviando o stress oxidativo que ocorre quando existe acumulação de moléculas reativas, chamadas radicais livres, as quais fragilizam o sistema imunitário e estão ligadas a ocorrência de várias doenças.
Ácido cafeico.
Um dos principais componentes ativos do própolis verde. Artigos científicos têm mostrado a capacidade anticancerígena, antiviral e antibacteriana do ácido cafeico.
Artepilin C.
Artepillin C é um excelente composto fenólico do própolis verde Brasileiro para o tratamento de doenças. Possuí um efeito modelador do sistema imunitário, ativa a atuação de macrófagos e produção de imunoglobina, essencial contra infeções virais.
Pela sua composição, podemos concluir que o própolis verde é um complemento promissor na ajuda para o reforço do sistema imunitário.
Composição do Própolis Verde
O própolis verde tem como principais compostos para além de algumas enzimas, minerais como por exemplo, Mg, Ca, I, K, Na, Cu, Zn, Mn e F assim como vitaminas B1, B2, B6, C e E. Destaca-se também a presença de flavonoides e fenólicos, como é o caso do Artepilin C.
Numa altura em que atravessamos uma pandemia mundial e se fala cada vez mais na importância da saúde e do reforço das nossas defesas imunitárias, estudos tem revelado que a composição do própolis verde reflete o potencial que este ingrediente poderá ter para ajudar nessa jornada.
Porque precisamos de um sistema imunitário forte?
O sistema imunitário tem um papel vital na nossa saúde. É um complexo sistema de células, tecidos e órgãos que trabalham em conjunto para proteger e habilitar o corpo a lutar contra doenças.
Um sistema imunitário forte é um aliado importante para ajudá-lo em tempo de pandemia.
Reforçar a nossa imunidade é a melhor defesa contra patogénicos (ex. vírus, bactérias, fungos e germes) e para resistir infeções.
Que suplementos i2 pode tomar para adicionar o Própolis Verde à sua dieta?
Por sermos produtores e parceiros de apicultores experientes no Brasil, conseguimos disponibilizar uma crescente linha de produtos formulados com extrato de Própolis Verde. Estes produtos foram cuidadosamente pensados e preparados para surtirem o melhor efeito terapêutico possível.
O nosso ex-libris é o Enerbilin-C, um produto que exulta a energia proveniente dos produtos apículas, destacando o maior composto fenólico do Própolis Verde, o artepilin-c, unindo-o a outras patentes amplamente estudadas, resultando numa sinergia sigular. O Enerbilin-A, alia ao Própolis Verde, a raiz de astragalus e o zinco. Torna-se assim um aliado ideal do nosso sistema imunitário, ajudando a lutar contra as gripes e constipações típicas do inverno.
Para quem procura um uso mais puro do Própolis Verde, temos um extrato de Própolis Verde em gotas, OligoGreen ®.
Referências Científicas
Moazzen, Nasrin et al. “How to Boost our Immune System Against Coronavirus Infection?.” The archives of bone and joint surgery vol. 8,Suppl 1 (2020): 220-225. doi:10.22038/abjs.2020.47559.2330
Mohammad, Asaduzzaman Chowdhury et al. “Immune response in COVID-19: A review” Journal of Infection and Public Health, 14 July 2020. https://doi.org/10.1016/j.jiph.2020.07.001
Al-Hariri, Mohammed. “Immune’s-boosting agent: Immunomodulation potentials of propolis.” Journal of family & community medicine vol. 26,1 (2019): 57-60. doi:10.4103/jfcm.JFCM_46_18
Kuramoto, Hitomi et al. “Caffeic Acid Phenethyl Ester (CAPE) Induces VEGF Expression and Production in Rat Odontoblastic Cells.” BioMed research international vol. 2019 5390720. 20 Dec. 2019, doi:10.1155/2019/5390720
Prasad, Ananda S. “Zinc: role in immunity, oxidative stress and chronic inflammation.” Current opinion in clinical nutrition and metabolic care vol. 12,6 (2009): 646-52. doi:10.1097/MCO.0b013e3283312956
Liguori, Ilaria et al. “Oxidative stress, aging, and diseases.” Clinical interventions in aging vol. 13 757-772. 26 Apr. 2018, doi:10.2147/CIA.S158513
Carr, Anitra C, and Silvia Maggini. “Vitamin C and Immune Function.” Nutrients vol. 9,11 1211. 3 Nov. 2017, doi:10.3390/nu9111211
Wolska et al.: Immunomodulatory action of propolis and its components, July-August 2019.