Como reforçar o sistema imunitário com Própolis.

Partilhe este artigo agora.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

O que é o própolis verde?

O própolis verde é uma das variantes mais raras deste complexo de resinas produzido pelas abelhas. É resultante da mistura das enzimas salivares das abelhas com a resina recolhido do Baccharis dracunculifolia.

Esta planta é encontrada apenas no cerrado brasileiro. O que torna o produto dela resultante, o própolis verde, tão exclusivo e difícil de obter

Composição do própolis verde

O própolis verde tem como principais compostos para além de algumas enzimas, minerais como por exemplo, Mg, Ca, I, K, Na, Cu, Zn, Mn e F assim como vitaminas B1, B2, B6, C e E. Destaca-se também a presença de flavonoides e fenólicos, como é o caso do Artepilin C.

Numa altura em que atravessamos uma pandemia mundial e se fala cada vez mais na importância da saúde e do reforço das nossas defesas imunitárias, estudos tem revelado que a composição do própolis verde reflete o potencial que este ingrediente poderá ter para ajudar nessa jornada.

Como as abelhas usam o própolis verde para se protegerem

As abelhas também têm consciência da importância da limpeza e desinfeção para prevenir contaminações, germes e vírus na colmeia
Por isso, usam o própolis como meio de desinfeção e proteção. Podendo ser inclusivamente usado para cobrir a carcaça de invasores mortos no interior da colmeia, impedindo que doenças se espalhem como resultado do processo de putrefação.

Fica assim evidente que o própolis tem propriedades antibacterianas e antivirais eficazes, com capacidade de proteger as abelhas.

Relação do própolis verde com um sistema imunitário forte?

Mas será que os humanos poderão usufruir dos mesmos benefícios, reforçando as suas defesas e sistema imunitário, capacitando-o para lidar com melhor sucesso com as bactérias e vírus que nos rodeiam?

Para entender como podemos ser beneficiados pelas propriedades protetoras e defensoras do própolis verde, vamos analisar alguns dos seus compostos e como estes poderão ter um efeito positivo no nosso sistema imunitário.

Zinco. Necessário para o desenvolvimento de células imunitárias e habilita o corpo a responder eficazmente contra inflamações. Inclusive, diversos estudos mostram que suplementos contendo zinco poderão ajudar a proteger e reforçar o sistema para lidar com infeções do trato respiratório, como a gripe.
Vitamina C.

Provavelmente o composto natural mais popular usado na prevenção contra infeções devido ao seu importante papel no reforço do sistema imunitário. Entre outras coisas, a Vitamina C funciona como um poderoso antioxidante, aliviando o stress oxidativo que ocorre quando existe acumulação de moléculas reativas, chamadas radicais livres, as quais fragilizam o sistema imunitário e estão ligadas a ocorrência de várias doenças.

Ácido cafeico. Um dos principais componentes ativos do própolis verde. Artigos científicos têm mostrado a capacidade anticancerígena, antiviral e antibacteriana do ácido cafeico.
Artepilin C. Fenólico com um efeito modelador do sistema imunitário, ativa a atuação de macrófagos e produção de imunoglobina, essencial contra infeções virais.
Podemos concluir que o própolis verde é um complemento promissor na ajuda para o reforço do sistema imunitário.

Porque precisamos de um sistema imunitário forte?

O sistema imunitário tem um papel vital na nossa saúde. É um complexo sistema de células, tecidos e órgãos que trabalham em conjunto para proteger e habilitar o corpo a lutar contra doenças.

Como é que um sistema imunitário forte poderá ajudá-lo em tempo de pandemia?

De momento, ainda não existe uma vacina ou medicamento especificamente para combater o COVID-19. De qualquer forma, um sistema imunitário forte é sempre, à partida, a melhor defesa contra patogénicos (ex. vírus, bactérias, fungos e germes) e para resistir infeções.
Com um sistema imunitário a funcionar normalmente, no caso de variantes novas de vírus como o COVID-19, a sua contração é possível porque o corpo ainda não desenvolveu anticorpos, mas não se manifestarão sintomas, ou os mesmos serão leves.

Basta suplementação para reforçar o sistema imunitário?

Na i2, reconhecemos e defendemos a importância dos suplementos naturais como complemento e auxilio na procura do bem-estar. Todavia, o conceito da i2 não se baseia simplesmente na toma de suplementos como substituto de uma vida equilibrada e saudável.

Para um eficaz reforço do sistema imunitário, acreditamos que será importante aliar à ajuda suplementar do própolis verde a aplicação dos 6 grandes pilares da inteligência intuitiva (i2), a saber:

  • Respiração;
  • Sol e Água;
  • Nutrição (Alimentação e Suplementação);
  • Emoções;
  • Movimento;
  • Sono.

Referencias


Moazzen, Nasrin et al. “How to Boost our Immune System Against Coronavirus Infection?.” The archives of bone and joint surgery vol. 8,Suppl 1 (2020): 220-225. doi:10.22038/abjs.2020.47559.2330Mohammad, Asaduzzaman Chowdhury et al. “Immune response in COVID-19: A review” Journal of Infection and Public Health, 14 July 2020. https://doi.org/10.1016/j.jiph.2020.07.001
Al-Hariri, Mohammed. “Immune’s-boosting agent: Immunomodulation potentials of propolis.” Journal of family & community medicine vol. 26,1 (2019): 57-60. doi:10.4103/jfcm.JFCM_46_18
Kuramoto, Hitomi et al. “Caffeic Acid Phenethyl Ester (CAPE) Induces VEGF Expression and Production in Rat Odontoblastic Cells.” BioMed research international vol. 2019 5390720. 20 Dec. 2019, doi:10.1155/2019/5390720
Prasad, Ananda S. “Zinc: role in immunity, oxidative stress and chronic inflammation.” Current opinion in clinical nutrition and metabolic care vol. 12,6 (2009): 646-52. doi:10.1097/MCO.0b013e3283312956
Liguori, Ilaria et al. “Oxidative stress, aging, and diseases.” Clinical interventions in aging vol. 13 757-772. 26 Apr. 2018, doi:10.2147/CIA.S158513
Carr, Anitra C, and Silvia Maggini. “Vitamin C and Immune Function.” Nutrients vol. 9,11 1211. 3 Nov. 2017, doi:10.3390/nu9111211
Wolska et al.: Immunomodulatory action of propolis and its components, July-August 2019.

Faça um comentário agora.