DHA Omega 3 para gravidas

Omega 3 na Gravidez – Saiba quais as vantagens e onde comprar

O Omega 3 é um ácido gordo que pode alimentar a capacidade de aprendizagem. Muitos especialistas recomendam-no em forma de suplemento para grávidas. Descubra porquê e onde pode comprar Omega 3 para grávidas.

Qual a composição do Omega 3

Trata-se de uma substância composta por 2 ácidos gordos eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA) e alfa-linolênico (ALA). Estes ácidos são uma fonte primária de energia para as células. Contudo o EPA e DHA são as substâncias que desempenham uma maior ação ao nível do desenvolvimento cognitivo do feto.

DHA Omega 3 – O que é?

O DHA (ácido docosahexaenóico) é um dos tipos principais de ácidos gordos ómega 3, sendo essencial para o desenvolvimento, manutenção e promoção da saúde.

Como o nosso organismo produz a partir do ácido linoleico quantidades demasiado reduzidas deste ácido gordo, para evitar carências ele deve ser ingerido a partir da alimentação ou especialmente através da suplementação nutricional.

Entre as principais fontes alimentares de Omega 3 estão os peixes gordos (salmão, arenque e sardinha), no entanto devido à sua contaminação em metais pesados e outros poluentes, a utilização na forma de suplemento de omega 3 proveniente de uma alga cultivada em modo rigorosamente controlado, torna mais segura a ingestão de DHA.

O DHA encontra-se na membrana celular de todos os tecidos mas concentra-se em particular na retina e no tecido neural, onde constitui cerca de 60% do tecido cerebral. É também essencial para manutenção da saúde cardiovascular.

DHA Omega 3 na Gravidez

O DHA é um nutriente fundamental durante a gravidez e aleitamento; está associado à prevenção da depressão pós-parto, pré-eclampsia (hipertensão acompanhada pela retenção de líquidos na gravidez) e nascimento pré-termo. Estudos indicam, no entanto, que as mulheres grávidas apresentam um baixo consumo de ómega 3. Tendo em consideração que os níveis de DHA materno diminuem durante a gravidez e no fase pós-parto, devido à transferência de DHA para o feto e depois para o recém-nascido, o risco de carências torna-se eminente.

Atualmente o NIH (National Institute of Health) norte-americano recomenda a ingestão de, pelo menos 300 mg de DHA por dia para as mulheres grávidas e a amamentar.

DHA Omega 3 para Juniores

O DHA não beneficia apenas a mãe: este nutriente é fundamental para o desenvolvimento cerebral do feto e do nervo ótico e promove a capacidade de aprendizagem e a atividade psicomotora da criança. Por outro lado, baixos níveis plasmáticos e nos eritrócitos de ómega 3 estão relacionados com o aumento da incidência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperctividade (TDAH). O DHA parece ser também bastante eficaz no tratamento da depressão em crianças. As dosagens recomendadas rondam as 400 mg de DHA por dia.

Uma suplementação em EPA/DHA, que foi posteriormente aumentada, revelou melhorar o comportamento de crianças que sofriam de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), segundo o estudo publicado em 2007 no Nutritional Journal.

DHA Omega 3 na Saúde mental

O DHA está associado a um menor declínio cognitivo, relacionado com a idade, menor envelhecimento precoce cerebral e melhoria da função da memória. O efeito anti-trombótico, anti-inflamatório e protetor das células cerebrais é muito relevante nas doenças degenerativas do sistema nervoso como é o caso da doença de Alzheimer e Parkinson e também na demência. Como preventivo, o cientista e Diretor do Instituto Colgan, na California, recomenda a ingestão de 500 a 1000 mg de DHA por dia como um dos principais suplementos nutricionais com vista á longevidade e ótimos níveis de desempenho tanto físico como mental.

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