Tem portes grátis na sua próxima encomenda! Vai aproveitar?

As origens do Própolis Verde

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

O que é o Própolis Verde?

O própolis é um complexo de resinas produzido nas colmeias. As abelhas produzem o própolis a partir do que recolhem das plantas e flores circundantes à colmeia. Assim, podemos concluir que nem todos os própolis são iguais.

O própolis verde é uma variação rara e potente, resultante do processo de mistura de enzimas salivares das abelhas com a resina de uma planta específica, o Baccharis dracunculifolia.

Mas existem mais variantes do própolis brasileiro. Diferentes em cor e atuações terapêuticas.

Onde se origina o Própolis Verde?

Devido à exclusiva produção de própolis verde a partir do Baccharis dracunculifolia, isso limita a sua existência e extração às zonas onde a planta é autóctone. Nomeadamente no cerrado brasileiro, regiões como o nordeste de São Paulo, sul de Minas Gerais entre outras.

A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como a Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.

O própolis castanho é o mais utilizado e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza pela predominância de nenhuma planta em particular. O própolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.

O que o distingue das outras variações de Própolis?

Estudos têm mostrado que o própolis é um ingrediente eficaz na prevenção e controlo de sintomas de muitas doenças autoimunes, neuro degenerativas e oncológicas.

O própolis castanho/marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas, tem a ação antibacteriana, antiviral, cicatrizante e antisséptica bem estabelecidas.

Já a própolis vermelha apresentou em diversos estudos in vitro a maior atividade de inibição das bactérias gram-positivas e maior atividade antioxidante em comparação com as outras variedades de própolis.

Contudo, o própolis brasileiro, em especial o verde, apresentam propriedades especialmente fortes devido à sua concentrada composição.

O Baccharis dracunculifolia, por si só, quando utilizado na ingestão direta através de receitas, poderá contribuir para um melhor trânsito intestinal, devido aos fortes antioxidantes elimina radicais livres ajudando na prevenção de doenças cerebrais e devido aos seus compostos fenólicos, contribui fortemente para baixar os índices glicémicos causador de doenças como os diabetes.

O própolis verde, sendo extraído exclusivamente do Baccharis dracunculifolia, torna-se particularmente especial pelos seus potenciais efeitos na saúde e bem-estar e raro pela exclusiva área em que pode ser produzido, tornando-se assim das muitas variações de própolis, uma das mais difíceis de obter.

Como obter suplementos com própolis verde?

A i2 disponibiliza um vasto catálogo de suplementos e diferentes aplicações com extrato de própolis verde.

O interesse pelas abelhas começou desde cedo para o Dr. João Gil Pereira que como adolescente já cuidava de colmeias. Atualmente, o fundador da marca e conceito i2, “intuição inteligente”, acredita e observou com base numa vasta experiencia de mais 30 anos na área da Medicina Integrativa que as abelhas e os diversos produtos naturais das mesmas podem ter um claro e positivo poder terapêutico, preventivo e de gestão de sintomas de doenças como o cancro, diabetes, alzheimer, fibromialgias.

Além disso, pelas suas propriedades como imunomodelador, fortalecendo o sistema imunitário, a aplicação deste versátil ingrediente beneficia também quem procura proteger-se de vírus e bactérias.

Referências científicas

Zaccaria, Vincenzo et al. “Effect of Green and Brown Propolis Extracts on the Expression Levels of microRNAs, mRNAs and Proteins, Related to Oxidative Stress and Inflammation.” Nutrients vol. 9,10 1090. 1 Oct. 2017, doi:10.3390/nu9101090;

Christiane Schineider Machado et al. “Comparative Study of Chemical Composition and Biological Activity of Yellow, Green, Brown, and Red Brazilian Propolis”, Evidence-Based Complementary and Alternitive Medicine, Vol 2016, Article ID 6057650. https://doi.org/10.1155/2016/6057650.

Faça um comentário agora.