Própolis Verde
A própolis verde é proveniente de substâncias como resinas e extratos do alecrim-do-campo (baccharis dracunculifolia).
Além das propriedades já oferecidas por qualquer variação do própolis, estudos sugerem que a própolis verde possui ação antitumoral, e por isso é muito utilizada em hospitais no Japão.
Além de destruir bactérias, fungos, vírus e aumentar as defesas e proteger a pele dos pacientes em tratamento de radioterapia.

Própolis Vermelha
A principal origem botânica da própolis vermelha foi identificada como a Dalbergia ecastophyllum, popularmente conhecida como Rabo-de-bugio, encontrada ao longo da praia e região do mangue do nordeste do Brasil.

Própolis Castanho (tradicional)
É a mais utilizada e facilmente encontrada devido à sua origem botânica, sendo coletada pelas abelhas de diversos tipos de vegetação e não se caracteriza pela predominância de nenhuma planta em particular.
A própolis tradicional possui coloração que varia do cinza claro ao preto dependendo da região.

Diferenças entre os tipos existentes de Própolis
A própolis castanho/marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas, tem a ação antibacteriana, antiviral, cicatrizante e antisséptica bem estabelecidas.
Já a própolis vermelha apresentou em diversos estudos in vitro a maior atividade de inibição das bactérias gram-positivas e maior atividade antioxidante em comparação com as outras variedades de própolis.
Por fim, a própolis verde brasileira é um tipo específico de própolis, que proveniente exclusivamente a partir da resina da baccharis dracunculifolia. Esta possui propriedades anti-tumorais, anti-úlceras e anti-inflamatórias.