Astragalus, qual a sua origem?
A astragalus (astragalus membranaceus) é uma planta originária do nordeste da China, cujas raízes são colhidas pelas suas propriedades medicinais.
Muito utilizada na medicina tradicional chinesa, a raiz de astragalus é descrita como um tónico yang (Huang Qi) e é usada na prevenção ou no tratamento de várias infeções.
Embora a astragalus seja utilizada há centenas de anos na medicina tradicional chinesa, foi apenas em 1868 que um médico russo, o Dr. Alexander van Bunge, estudou e descreveu esta planta.
Nos anos 70, outros estudos científicos permitiram igualmente compreender melhor as propriedades da astragalus.
Astragalus, poderosa antioxidante com inúmeros benefícios
Reconhecida pelas suas propriedades antioxidantes, a astragalus também pode ser interessante na defesa do nosso organismo. De facto, alguns investigadores sugerem que os componentes ativos da raiz de astragalus podem favorecer o desenvolvimento e a ação das células imunitárias, tais como macrófagos, linfócitos T ou células exterminadoras.
Outros estudos científicos têm revelado as suas propriedades cardioprotetoras e neuroprotetoras, que suscitam um grande interesse para o tratamento de patologias associadas, como o enfarte do miocárdio.
Embora a raiz de astragalus ainda não tenha revelado todos os seus segredos, as suas utilizações são numerosas, tal como confirmado por investigações recentes. Estas sugerem designadamente um interesse medicinal para melhorar a fertilidade ou melhorar a glicemia no sangue em pessoas diabéticas.
Consumida tradicionalmente em sopas e tisanas, a i2 utiliza a raiz de astragalus também como suplemento alimentar, sendo um dos ingredientes principais no Enerbilin-A, poderoso aliado no reforço imunitário tão essencial para lidar com os vírus e bactérias que nos rodeiam.